Todos prontos para embarcar no mundo das (Re)Invenções?
top of page

Todos prontos para embarcar no mundo das (Re)Invenções?

Chegou a hora de reproduzir elementos super comuns no nosso cotidiano



Já chegamos à quarta semana do nosso Projetando! Desta vez, com um desafio a menos, dando um dia de “folga” para que nossos inventores possam aproveitar um pouco mais o teatro que construíram na edição anterior ou se dedicar a outras atividades antes de mergulhar num universo com um quê de história!


Isso porque a nova temática dos nossos experimentos é (Re)Invenções. A ideia, basicamente, é mostrar alguns elementos presente no nosso dia a dia, abordando brevemente algumas das evoluções pelas quais eles passaram (ou que inspiraram a acontecer depois) e convidando os pequenos a produzir suas próprias versões.


Confira as (re)invenções propostas.



Dia #1 | Terça | Luminária


Para começar, a semana, o desafio é fazer um objeto que hoje tem inúmeras aplicações, incluindo o uso no mundo fotográfico e a mera decoração. Sua função original, no entanto, já foi cumprida por tochas, velas acesas à base de gordura animal e, só em 1879, com o invento de Thomas Edison, pela lâmpada elétrica.




Dia #2 | Quarta | Jogos Digitais



Às quartas, nos aventuramos um pouco mais na tecnologia! Popularizados nas décadas de 1970 e 1980, os jogos digital já se tornaram parte imprescindível da cultura moderna ao redor do mundo - hoje, são considerados até mesmo um esporte oficial. Com as linguagens de programação, além de seu uso, sua produção ficou mais fácil. E é exatamente esta a proposta do nosso segundo desafio: construir seu próprio jogo utilizando programação em blocos.




Dia #3 | Quinta | Bússola


Para a terceira (re)invenção, invertemos um pouco o processo: vamos reproduzir o dispositivo que originou muitas evoluções tecnológicas e não uma de suas versões mais atuais. De origem chinesa, a bússola contribuiu para diversas explorações e avanços muito antes do GPS e até mesmo da internet e reproduzir esse objeto icônico ajuda a entender um pouco mais a lógica por trás da localização.




Dia #4 | Sexta | Elevador de carga


Por último, trouxemos o desafio de fazer um elevador de pequenas cargas. Embora a construção desse tipo de máquina só tenha acontecido depois da Revolução Industrial, no século 19, acredita-se que as grandes pirâmides do Egito tenham sido erguidas com a ajuda de guindastes primitivos, baseados em cordas e apoios. Além de um mecanismo super interessante e uma aplicação muito atual, o último experimento desta semana está cheio de história.



Bateu uma vontade de fazer seus próprios (re)inventos ou pelo menos uma curiosidade para ver como ficaram os nossos? Pode passar na nossa biblioteca e acessar o guia completo de todos os projetos!



Lembrando que preparamos uma novidade: além da versão 100% maker, todos os desafios desta edição contam com a seção Indo Além!, que explora um pedacinho do universo da programação, ensinando como dar mais funcionalidades a cada projeto com o uso do mDesigner, nosso software de programação em blocos baseado no Scratch.




65 visualizações0 comentário
bottom of page