Tecnologia estimula criatividade e aprendizado dentro de casa
top of page

Tecnologia estimula criatividade e aprendizado dentro de casa

Como educar e se divertir com as crianças usando a tecnologia sem sair de casa



A quarentena está mudando a rotina de toda a sociedade, em especial de crianças, adolescentes e professores. Com todo mundo em casa, sem poder frequentar escolas, a tecnologia pode ajudar a encontrar formas criativas de continuar educando.


Empresas e instituições de ensino se unem em busca de opções para adaptar a educação tradicional à situação atual. As companhias especializadas em tecnologias da educação, também conhecidas como edtechs, em especial, estão transformando a maneira como as pessoas aprendem e a relação entre os envolvidos.


As edtechs tornam o aprendizado mais interativo, pois abrem a possibilidade para uma maior cooperação entre alunos e professores. Os assuntos passam a ser tratados de forma mais prática e abrangente, facilitando todo o processo.


Enquanto isso, os pais acabam assumindo uma posição mais ativa no acompanhamento do aprendizado dos filhos. Por um lado, pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer os laços afetivos da família, por outro, trata-se de um grande desafio - um para o qual muitos ainda se sentem despreparados.


Nesse cenário, mesmo com a distância os professores podem buscar maneiras criativas de manter o compromisso com o aprendizado dos alunos e dar apoio e orientação aos pais. E a tecnologia pode ajudar bastante, tanto como um meio para garantir a educação, como o próprio tema do aprendizado.


Sem sair de casa, a internet oferece uma série de opções que ajudam professores, alunos e pais a encontrar atividades lúdicas que estimulam a imaginação e facilitam o aprendizado de programação e o raciocínio lógico. Confira algumas das nossas iniciativas!



Desafios e experimentos diários



Brinquedos tradicionais, como peteca e pebolim, assim como experimentos de ciências, artes e até matemática podem ser facilmente feitos com materiais encontrados em casa. Com sugestões de desafios e atividades diárias, o Projetando reúne um conteúdo que junta a diversão ao conhecimento de forma prática e lúdica, tudo com um passo a passo fácil de ser seguido e realizado por crianças e adultos.


Comunidade de inventores


Os desafios de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia Artes e Matemática, em português) podem ajudar a mobilizar e envolver turmas inteiras para solucionar problemas ou gerar alternativas que envolvem áreas como robótica e programação.

O IdeaxLab é uma plataforma colaborativa online que reúne criadores, estudantes, professores e outras pessoas interessadas para trocar informações sobre projetos, invenções e ideias das mais diversas áreas do conhecimento.


Aprender programação se divertindo



O mDesigner é um software de programação em blocos que pode ser usado tranquilamente por quem tem pouca ou nenhuma experiência no assunto. Ele oferece um recurso intuitivo de arrastar e soltar que torna a codificação instantânea.


O programa é baseado no Scratch 3.0 - lançado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para estimular crianças a desbravarem o mundo dos códigos de maneira mais lúdica - mantendo o mesmo conceito intuitivo com a adição de linguagens de programação mais complexas (C++ e Python, de códigos escritos), inteligência artificial e internet das coisas. Dessa forma, além de aumentar as possibilidades de criação, o mDesigner é ideal tanto para iniciantes, como para quem já domina a área de tecnologia.


O software está disponível para download gratuito na nossa biblioteca e também pode ser acessado diretamente na plataforma IdeaxLab.




286 visualizações0 comentário
bottom of page