Você sabe qual é a melhor idade para aprender a programar?

Você sabe qual é a melhor idade para aprender a programar?

A programação pode trazer uma série de benefícios para o desenvolvimento de crianças e adolescentes



Quando se fala em programadores, uma das imagens que vem à mente é um jovem, geralmente homem, em frente ao computador digitando uma série de códigos que poucos são capazes de entender. Esse é um estereótipo bastante ultrapassado, pois a habilidade de desenvolver programas se tornou muito difundida e requisitada no mercado de trabalho, alcançando pessoas mais velhas, mulheres e até crianças.


Esse foi um dos motivos que levou muitos a incentivarem o ensino de programação a crianças e adolescentes. Mas qual será a idade ideal para começar a aprender a arte de programar?



Os benefícios de aprender programação



Antes de entrarmos na discussão principal, vale a pena apontarmos quais são as vantagens de ensinar programação para crianças. Existe uma série de benefícios para quem está em contato com o universo da programação:

  • melhora o raciocínio lógico;

  • desenvolve a criatividade;

  • incentiva a busca pela solução de problemas;

  • permite melhor aproveitamento da internet;

  • estimula o desejo de aprender mais;

  • ensina como lidar com frustrações;

  • reforça aspectos como organização e planejamento;

  • promove o trabalho em equipe.

E esses são apenas alguns dos benefícios que podem ser experimentados pelas crianças que aprendem programação. Mas quão cedo os pequenos devem começar a ter contato com códigos?



Quando ensinar programação para crianças?



Mais do que apenas discutir a idade, que muitos especialistas concordam que está entre 7 anos e 8 anos, é muito importante avaliar a forma como esse conhecimento vai ser apresentado. Uma criança não deve começar a aprender programação da mesma forma que um adulto; seria um erro ensinar Java, C, PHP e outras linguagens tradicionais.


Por isso foram criadas linguagens de programação próprias para essa faixa etária, como Scratch e sua evolução, o mDesigner, e Tynker, mostrando o universo de desenvolvimento de uma forma diferente aos pequenos. Esses programas geralmente se apoiam mais no aspecto visual e utilizam o esquema de blocos para ensinar conceitos de lógica, planejamento, organização e outras habilidades.


Essas abordagens podem ser utilizadas desde muito cedo e oferecer benefícios até a adolescência. Aos 12 anos, o jovem já pode começar a ter contato com uma linguagem de programação tradicional, e muitos concordam que Python é uma ótima alternativa para isso.


Porém, se você quer incentivar o desenvolvimento das habilidades do seu filho desde muito novinho, pode oferecer os brinquedos certos. Alguns modelos de montar ou construir conseguem trabalhar exatamente as mesmas capacidades exigidas na programação, como raciocínio lógico e planejamento.



Os brinquedos certos podem estimular o desenvolvimento das crianças

Portanto, não existe idade certa para apresentar uma criança ao universo da programação, tudo depende do método. Vale ressaltar que nunca é tarde para aprender a desenvolver programas. Essa é uma habilidade que compensa muito exatamente por incentivar e estimular uma série de benefícios, não importa qual seja a idade do estudante.




#programacao #aprendizado #melhoridade #criancasprogramando #habilidadosdofuturo #geracaotecnologiaca


0 visualização

© 2020 by Microduino Brasil

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn