Aprendizagem Criativa

© 2020 by Microduino Brasil

Aprendizagem Criativa

Atualizado: Mar 23



O fato de que a tecnologia e a busca por inovação estão tomando cada vez mais espaço dentro e fora das salas de aula já não é novidade. Dia a dia os métodos tradicionais têm se transformado, colocando os alunos no centro do próprio ensino.


Mas esse cenário de evolução e mudanças constantes evidencia uma nova exigência crucial: desenvolver habilidades e competências o tempo todo. O grande desafio, neste sentido, passa a ser desvendar de que forma fazer isso, especialmente no âmbito educacional.


Pensar fora da caixa


Você certamente já ouviu esta expressão, não é mesmo? Ela também tem ganhado cada vez mais notoriedade e nos apresenta uma boa alternativa para formar solucionadores, aptos a se destacar nesse universo de disruptura, altamente competitivo.


Ao contrário do que muitos imaginam, porém, “pensar fora da caixa” não é necessariamente ter ideias revolucionárias, tampouco algo restrito aos naturalmente criativos. Trata-se, na verdade, de um processo que pode (e deve) ser exercitado. E o mais importante: não há restrições de idade; pode-se trabalhá-lo da infância à velhice!

Agora, novamente a pergunta que não quer calar: como fazer isso?


Aprendizagem Criativa


Inspirada nas ideias do educador Seymour Papert e disseminada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a aprendizagem criativa tem como base o conceito de pensar com as mãos e ajuda a estruturar justamente esse processo de aprender a pensar de maneira diferenciada, criando sempre novas soluções.


O ponto central é que o aluno esteja engajado na construção do próprio conhecimento, mas de uma forma mais livre, dando espaço à imaginação e incentivando a criatividade. Tudo sem deixar de lado, contudo, preceitos como planejamento e abertura à colaboração e às críticas.


Para isso, a aprendizagem criativa é organizada em quatro pilares, conhecidos como os 4 Ps:



A ideia é dar dar voz à criatividade de maneira lúdica e versátil, mas, ao mesmo tempo, sistemática, certificando-se de que o pensamento crítico, a sociabilidade e outras questões imprescindíveis à formação e desenvolvimento de uma pessoa sejam devidamente trabalhados.


Na prática


Que tal se aprofundar um pouco mais no universo da Aprendizagem Criativa e aprender como aplicá-la nas mais diversas áreas do conhecimento e níveis de ensino?


Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book Aprendizagem Criativa: Guia para Iniciantes!


Nele você vai encontrar dicas exclusivas para colocar esse modelo na prática e tornar o processo de aprendizagem bem mais livre, dinâmico e, claro, produtivo!


#Criatividade #Metodologia #Inovação #Makers #Aprendizagem

4 visualizações
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn